Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

julho 02, 2010

Mime o seu peito

Saiba que cuidados que deve ter com uma das zonas mais sensíveis do seu organismo


A pele dos seios é muito frágil, sem músculos e repleta de tecido adiposo.

Por isso, um dos problemas que enfrenta é a perda de elasticidade e consequente flacidez provocada por fenómenos como a variação de peso e gravidez.

Por isso mesmo, esta zona do corpo requer uma série de cuidados indispensáveis que devem começar por uma profunda hidratação e por uma alimentação adequada.

1. Alimentação

Os alimentos que consome podem ajudar a cuidar do seu peito:

Alimentos ricos em vitamina A

Necessários para uma pele saudável, por dentro e por fora. Estes constituem um antioxidante com grande poder refirmante e protege contra as infecções. «A melhor fonte alimentar encontra-se na gema de ovo, no fígado de vaca ou vitela, no óleo de fígado de bacalhau, na cenoura, na abóbora, na manga, no pêssego, no tomate, nos espinafres, na salsa e nas acelgas», salienta Iara Rodrigues, especialista em nutrição.

Alimentos ricos em zinco

De acordo com a nutricionista, «é primordial na síntese das proteínas (essenciais para a firmeza dos tecidos) e para o sistema imunológico. As principais fontes são de zinco são os cogumelos, o gérmen de trigo, os cereais, as nozes e o leite, entre outras».

Alimentos ricos em vitamina C

Esta é um potente antioxidante que actua na formação do colagénio. «Encontrará tal vitamina nos morangos, kiwis, laranjas, couves (portuguesa, lombarda, coração, repolho, couve-flor) e brócolos».

Alimentos ricos em vitamina E

São recomendados pelas suas propriedades refirmantes e antienvelhecimento. «Como vitamina lipossolúvel (solúvel em lípidos) obtém-se através de alimentos mais gordos como o azeite, o amendoim, o salmão, a sardinha e o atum ou em outros alimentos como as sementes, por exemplo, as ervilhas e os feijões», recomenda Iara Rodrigues.

Outros alimentos

A nutricionista da clínica Newbody aconselha três alimentos- chave. «Os amendoins, pelo seu elevado conteúdo em niacina e ácidos gordos insaturados, são essenciais para uma boa saúde celular. A manga, pela sua riqueza em vitamina A. A sua carência produz secura e descamação da pele. Acrescento ainda as favas. Estas leguminosas exercem uma acção protectora sobre a pele devido ao facto de conterem niacina e ácido pantoténico».

2. Exercícios que fortalecem os seios

A actividade física realizada, pelo menos, três vezes por semana, ajuda bastante a combater a flacidez.

A melhor opção é a natação, independentemente do estilo que escolher.

Através dela, exercitará os grupos musculares superiores e inferiores. «Também os exercícios localizados, ou mesmo a musculação (o chest press, o peck deck e o cross over dos ginásios são os melhores aparelhos) constituem verdadeiras maravilhas», refere a nutricionista.

Mas atenção, não existem exercícios milagrosos que façam aumentar o peito. «A solução passa por exercitar os músculos que sustentam os seios e desta forma dar a impressão de mais volume», aconselha Iara Rodrigues. Estes exercícios localizados ajudam apenas a levantar os seios.

«É que quando os músculos peitorais, que dão sustentação aos seios, são trabalhados, eles aumentam de volume, dando a impressão de que o peito é um pouco maior e mais empinado. É importante, contudo, não ter uma expectativa exagerada quanto aos resultados, já que a genética não se consegue mudar. Além das glândulas mamárias, os seios são como um saco de gordura revestido de pele.

Por isso se eles forem muito flácidos, a actividade física consegue apenas melhorar», explica a nutricionista. Lembre-se ainda de que deve começar com pesos ligeiros e aumentar gradualmente. E não se esqueça de fazer aquecimento antes dos exercícios e alongamentos no final.

3. Os cuidados a ter com o sutiã

O sutiã ocupa um papel essencial na manutenção da beleza do peito. Antes de optar por um modelo, deve ter alguns aspectos em consideração. Use um sutiã de acordo com o seu tamanho e que segure perfeitamente toda a zona. Há que considerar o tamanho da copa e do contorno e a forma que melhor se adapta ao seu peito.

Tenha cuidado com os silicones e recheios incorporados em alguns sutiãs para aumentar o tamanho, porque não deixam respirar bem a pele delicada da zona. Sempre que fizer exercício físico, use um sutiã desportivo que aguente toda a sessão sem se deslocar ou desprender.

Se tiver tendência a alergias na região mamária provocadas pelo uso de sutiãs sintéticos ou de renda, prefira peças de algodão (não retêm a transpiração). E se o problema agravar, o dermatologista pode indicar-lhe uma pomada que acalme a irritação.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails