Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

setembro 20, 2010

Noticia Do Dia

Crise faz aumentar praxes solidárias nas universidades


Recolhas de alimentos, roupa ou dinheiro estão marcadas em várias faculdades

As tradicionais praxes estão a ser substituídas em muitas faculdades por iniciativas solidárias. O IPB (Instituto Politécnico de Bragança) e o IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) lançaram o mote há dois anos. Mas o agravar da crise económica e as penas disciplinares para os autores de praxes violentas fizeram aumentar as iniciativas de ajuda a quem mais precisa, dentro ou fora da escola.

No IPB, às maratonas solidárias, cuja inscrição é feita com a entrega de alimentos ou roupa, juntam-se as recolhas de alimentos em supermercados, que beneficiam instituições da cidade. A ideia surgiu em 2008, como forma de dinamizar a praxe, "desvinculando-a do rótulo da noite e da bebedeira a que está associada, e integrando os caloiros na comunidade", explica Rui Sousa, líder da Associação Académica do IPB.

Para este ano têm marcada uma nova iniciativa: uma corrida de rolamentos entre cursos, cujo prémio em dinheiro será doado pelos vencedores a uma instituição de caridade à sua escolha.

Além disso, a associação tem encontrado "alunos em situações difíceis porque perderam a bolsa ou os pais ficaram desempregados". E, por isso, "também procuramos ajudá-los", conta. Uma das soluções que encontram é usar os fundos da associação para comprar material escolar para os alunos.

Na Universidade Autónoma de Lisboa, a situação repete-se. Fazem peditórios para comprar material para a praxe e dessa forma evitar que os caloiros tenham de pagar bilhete nas festas. "Isto é para eles", reforça Ana Rita Rodrigues, "para não terem de tirar do seu bolso. Esta é uma universidade privada e paga-se muito de propina" acrescenta a aluna do 3.º ano de Psicologia.

Continuação da Noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails