
Se precisa de vestir um número abaixo e melhorar o aspecto da celulite, recomendamos-lhe uma dieta hormonal que se baseia na forma como os hidratos de carbono afectam o nosso organismo e na razão pela qual se ganha peso mesmo que se coma de forma equilibrada.
Basicamente, consiste em determinar que tipo de alimentos (gorduras, proteínas e hidratos de carbono) afectam mais ou menos as hormonas envolvidas no metabolismo. A insulina é a protagonista.
Hidratos de carbono e insulina
Os hidratos de carbono estimulam a insulina, uma hormona encarregue de metabolizar os açúcares e reparti-los por todo o organismo. «Mas também se encarrega de armazenar gordura, quando ingerida em excesso, de forma a podermos utilizá-la quando a nossa dieta é insuficiente, ou quando a energia gasta é superior à energia ingerida (o ideal quando se pretende perder peso), e esse excesso armazenado, que não é queimado, é o causador do aumento de peso sendo, por isso, importante associar sempre a dieta com exercício físico», revela Marisa Costa, dietista no Hospital de S. João, no Porto.
A dieta hormonal consiste, no fundo, em baixar os níveis de insulina (hormona anabólica, de reserva) no sangue. «Por isso, é importante saber quais os hidratos de carbono que deve ingerir (sempre em quantidades fraccionadas), de forma a evitar a estimulação excessiva da insulina», acrescenta a dietista.
O que vai conseguir com a dieta hormonal?
- Perder peso
- Reduzir volume e a retenção de líquidos
- Melhorar o aspecto da celulite e da pele em geral
Sem comentários:
Enviar um comentário