
Promova a sua saúde. Adopte a prática do exercício físico no seu local de trabalho.
Os profissionais devem adoptar a prática de exercício físico no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.
A ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar de a prática da ginástica laboral ser colectiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.
Actualmente, passamos a maior parte do tempo no trabalho. Muitas vezes permanecemos em pé várias horas por dia, a realizar uma única função, que inclui muitos movimentos de agrupamentos musculares específicos.
Isto pode originar desequilíbrios musculares que, associados ao stress mental do dia a dia, geram resultados negativos para a saúde dos profissionais, ocasionando dores e, a longo prazo, alterações em todo o organismo.
Posturas ocupacionais ou funcionais inadequadas por tempo prolongado, em função de postos de trabalho mal projectados, podem acarretar lesões de carácter ocupacional.
A prática regular de ginástica laboral – uma sequência de exercícios diários que visam normalizar as capacidades e as funções corporais para o desenvolvimento do trabalho – consiste em exercícios de aquecimento músculoesquelético, alongamentos, resistência muscular localizada e relaxamento.
Estes exercícios promovem a prevenção das lesões profissionais. Previnem ainda o sedentarismo, o stress, a ansiedade, a depressão, e reduzem a sensação de fadiga no final do dia, melhorando a qualidade de vida do profissional.
Sem comentários:
Enviar um comentário