Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

fevereiro 07, 2011

Ginástica laboral

Promova a sua saúde. Adopte a prática do exercício físico no seu local de trabalho.

Os profissionais devem adoptar a prática de exercício físico no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

A ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar de a prática da ginástica laboral ser colectiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

Actualmente, passamos a maior parte do tempo no trabalho. Muitas vezes permanecemos em pé várias horas por dia, a realizar uma única função, que inclui muitos movimentos de agrupamentos musculares específicos.

Isto pode originar desequilíbrios musculares que, associados ao stress mental do dia a dia, geram resultados negativos para a saúde dos profissionais, ocasionando dores e, a longo prazo, alterações em todo o organismo.

Posturas ocupacionais ou funcionais inadequadas por tempo prolongado, em função de postos de trabalho mal projectados, podem acarretar lesões de carácter ocupacional.

A prática regular de ginástica laboral – uma sequência de exercícios diários que visam normalizar as capacidades e as funções corporais para o desenvolvimento do trabalho – consiste em exercícios de aquecimento músculoesquelético, alongamentos, resistência muscular localizada e relaxamento.

Estes exercícios promovem a prevenção das lesões profissionais. Previnem ainda o sedentarismo, o stress, a ansiedade, a depressão, e reduzem a sensação de fadiga no final do dia, melhorando a qualidade de vida do profissional.

Os três tipos de ginástica laboral

Estética Viva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails