10 truques para atenuar os seus efeitos indesejados
A actividade hormonal influencia desde o sono até ao apetite, passando pelo estado de espírito e pela memória. Eis as melhores estratégias para as contornar:
1. Deite-se cedo
Os níveis de melatonina (hormona que regula o sono) diminuem com a idade, gerando alterações de humor, insónias e nervosismo.
Os níveis de produção desta hormona são condicionados pela luz, aumentam durante a noite e diminuem com a chegada do dia. A forma mais eficaz de potenciar a sua produção é deitar-se cedo (por voltas das 22h), num espaço sem qualquer tipo de luz.
2. Não faça dieta a tempo inteiro
A grelina, a hormona do apetite produzida no estômago, influencia a vontade de comer. Em pessoas que seguem uma dieta pobre em gorduras, os níveis de grelina no sangue podem aumentar até 25%, aumentando o apetite consideravelmente. Por isso, não elimine por completo as gorduras da sua alimentação, privilegiando o consumo de gorduras boas, como o azeite (de forma moderada, claro).
3. Lanche todos os dias
Os níveis de cortisol, a hormona do stress, diminuem a meio da tarde, causando uma sensação de fadiga e irritabilidade que, por sua vez, leva a uma vontade desmesurada de comer. Para além disso, a partir da quarta década de vida, a resposta do cérebro à glicose altera-se, pelo que o seu corpo pode vir a suplicar por algo doce. Atenue estas sensações com um lanche leve ou fazendo exercício físico.
Sem comentários:
Enviar um comentário