Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

março 17, 2011

Quando o bebé chama

Sempre que ouvimos o choro de um bebé, esse som não nos é indiferente. Podemos ter de imediato a vontade de o acalmar, pois a vontade de querer acalmar um bebé que chora é instintiva mas a capacidade para o fazer é uma habilidade que deve ser aprendida.

O choro provoca em nós reacções que nos fazem ficar alerta e desconfortáveis, com vontade de agir: nervos tensos, palmas das mãos suadas e subida da pressão sanguínea. Este poderoso impulso biológico é exactamente o porquê de nos sentirmos mal se esperamos do lado de fora do quarto, deixando o bebé a chorar. Quando o bebé chora, está a comunicar e devemos tentar perceber o que necessita e o que o deixa desconfortável! Durante os primeiros meses após o nascimento, o choro do bebé não é manipulativo, grosseiro ou severo. Nunca! Durante os primeiros meses, devemos acalmar o bebé sempre que chorar. Raramente choram a não ser que estejam aborrecidos com algo e é nosso o desafio e dever perceber o que necessita e como consegui-lo.

Sempre que um bebé chora, o tipo de choro ajuda-nos a identificar o seu vocabulário utilizado.

Os tipos de choro

Existem três tipos de choro compostos três sons simples e distintos, a que damos o nome de rabugice, choro e grito. Quando o bebé está na rabugice, mostra-se inquieto, pedindo mais do que estando propriamente a queixar-se. O som seguinte já mostra o acto de chorar, que se assemelha a um “ganir” bem forte, porque o bebé está a reclamar a atenção de quem cuida dele. Este tipo de choro provoca em nós uma reacção de alerta como quando o relógio da cozinha apita. E, por último, vem o gritar. Esta palavra é perfurante e chega a parecer-se com um som com capacidade de partir vidros. É um gemido que produz um som agudo insuportável, como um alarme nocturno.

Associados a estes três sons, existem sinais que ajudam a decifrar a linguagem do bebé: se é fome, fadiga, estimulação excessiva ou desconforto intestinal.Quando tem fome, o bebé abre a boca e tenta agarrar, movimentando a cabeça para procurar a fonte do seu alimento, procurando assim fixar-se. Numa situação em que o bebé tem fome, basta o adulto tocar junto da boca do bebé para perceber se ele tenta pegar. Com o bebé ao colo, acontece com regularidade observá-lo a rodar a cabeça e a fixar a boca ao braço de quem o pega, procurando mamar!

CONTINUAÇÃO DO POST

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails