Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

maio 20, 2011

A arte de renovar a pele e as soluções a que pode recorrer em casa

A esfoliação acelera a renovação celular, limpa a pele em profundidade e liberta-a de células mortas, deixando-a pronta para ser hidratada e nutrida.

É um ritual que deve fazer semanalmente. Se não permitir que a sua pele respire, não há hidratante que lhe valha! Daí a necessidade de limpar convenientemente a sua tez, de modo a remover todo esse tipo de impurezas.

Apesar da sua pele se renovar, normalmente, a cada 30 dias, em ciclos naturais coordenados, o processo pode abrandar e os poros obstruírem-se devido a problemas tão comuns como a menstruação, a transpiração, a gordura, as toxinas acumuladas, o stress, uma alimentação desequilibrada.

Por isso, há que esfoliá-la, ou seja, ajudá-la a eliminar as camadas superficiais, de forma a induzir uma renovação celular nas suas camadas mais profundas: as células multiplicam-se a partir de baixo e tendem a subir de novo à superfície, proporcionando uma pele limpa e luminosa, mais firme e, evidentemente, mais rejuvenescida. Regra geral, convém fazer uma esfoliação, pelo menos, uma vez por semana, sem esquecer as costas que, apesar de estarem mais protegidas das agressões externas do que o resto do corpo, tendem a acumular impurezas, pontos negros e poros dilatados.

Os dois tipos de esfoliação

Física
A esfoliação física tem como missão polir e livrar a superfície cutânea de células mortas. É feita através de cosméticos que contêm polietileno ou sílex, responsáveis pela textura granulosa ou rugosa dos produtos. Este processo deve ser feito, pelo menos, uma vez por semana. Esta esfoliação pode ser realizada em casa ou num centro de estética, onde será sempre mais completa e profunda.

Química
Na esfoliação química usam-se princípios activos de outra índole, que penetram na pele. O habitual é usar-se ácido glicólico, salicílico ou retinóico. Estes ingredientes chegam às camadas mais profundas da pele e, a partir daí, estimulam a regeneração celular. É importante ter atenção à composição e à lista de ingredientes de cada um dos produtos.

Uma vez que os cosméticos actuais são muito sofisticados, é possível encontrar ingredientes de esfoliação química em produtos de utilização doméstica. O que tem de ter em conta é a percentagem do princípio activo. Nas esfoliações químicas, o ácido glicólico encontra-se nos 70 por cento, e o salicílico entre os 20 e os 30 por cento.

CONTINUAÇÃO DO POST

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails