As primeiras 12 semanas de gravidez são um período crítico do desenvolvimento do bebé, mas não é preciso preocupar-se com tudo e mais alguma coisa.
Se tomar agora algumas medidas chave, poderá garantir a sua saúde e a do bebé. Veja em seguida a melhor forma de manter o bebé em segurança.
Deixe de fumar.
O tabaco aumenta o risco de aborto espontâneo, parto prematuro, morte infantil e muitos outros perigos. Alguns estudos demonstraram que os filhos de mulheres que fumem 20 ou mais cigarros por dia durante a gravidez têm uma maior probabilidade de nascer com lábio leporino ou palato fendido. Nunca é demasiado tarde para deixar de fumar ou reduzir o número de cigarros. Cada cigarro que não acender concede ao bebé uma melhor oportunidade de ser saudável. Para obter ajuda, visite a área do BabyCenter sobre deixar de fumar durante a gravidez.
Deixe de consumir bebidas alcoólicas.
Quando a mulher grávida toma mais do que duas bebidas por dia, aumenta o risco de o bebé nascer com síndroma alcoólico fetal (SAF) do que uma mulher que beba uma menor quantidade. O pouco que possamos beber por dia pode aumentar a probabilidade de baixo peso à nascença, bem como aumentar o risco de a criança apresentar problemas de aprendizagem, fala, concentração, linguagem ou hiperactividade. Além disso, alguns estudos demonstraram que, por menos que beba por semana, poderá estar a aumentar o risco de a criança apresentar comportamentos agressivos ou delinquentes mais tarde. Ninguém conhece exactamente os efeitos nocivos que a mais pequena quantidade de álcool pode provocar num bebé em desenvolvimento, por isso não beba de todo.
Não tome medicamentos sem primeiro falar com o médico.
Muitos medicamentos – mesmo os mais comuns, como o analgésico ibuprofeno – não são seguros durante a gravidez. Se tomar medicamentos para tratamento de alguma doença crónica, não pare de tomá-los subitamente, mas contacte imediatamente o seu médico para, em conjunto, analisarem a sua medicação e determinarem o que é seguro e o que não é. Mencione tudo, mesmo suplementos e ervas.
Procure desde logo acompanhamento pré-natal e não falte às consultas.
Um bom acompanhamento pré-natal é essencial para a saúde do bebé. Na sua primeira consulta pré-natal (normalmente entre as 8 e as 12 semanas), será sujeita a exames de rastreio de algumas doenças que possam causar complicações. Se ainda não tiver escolhido um médico nem marcado uma consulta, esta deve ser agora a sua prioridade.
Sem comentários:
Enviar um comentário