Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

julho 13, 2010

Aprenda a lidar com ele

Dicas para estimular e aumentar a coesão na relação a dois


Está sempre a tempo de melhorar a sua relação conjugal. Com as dicas de Vítor Cotovio, psicoterapeuta, supere as situações típicas que seguem:


Que dia é hoje?

Já passaram anos, mas o primeiro dia da relação ficou para sempre gravado na sua memória. Sim, na sua. Apesar de existirem excepções, a maioria dos homens não recorda este tipo de marco. Para Vítor Cotovio, a razão pode estar no cérebro. «Os homens são mais do hemisfério esquerdo (operacional) do que do direito, emocional e que predomina nas mulheres».

Como agir nesta situação

Analise a atitude dele objectivamente. «Nunca confunda o comportamento com a pessoa. Se critica a pessoa como um todo isso significa que não poderá mudar nada», diz. E quando ele finalmente se lembrar, elogie-o por isso.

Comportamento a evitar

Não teça comentários depreciativos (geralmente precedidos por «nunca»). Valorize os gestos positivos, pois ele está a aprender e «o que se reforça realiza-se», frisa.


Já despejei o lixo!

«Ele ajuda-me imenso.» Se já disse esta frase considere-se cúmplice. Ao usar este verbo assume «que considera sua responsabilidade fazer um determinado tipo de tarefas», afirma o psicoterapeuta. Leve-o a substituir os maus hábitos por bons, mas seja paciente pois «precisamos de praticar um comportamento ao longo de meses para que ele se transforme num hábito».

Como agir nesta situação

Apresente a divisão de tarefas «como um benefício para a relação, um bem maior», que permite mais tempo para ambos. «Ele tem de perceber que, se continuar sentado no sofá, a médio prazo, isso vai voltar-se contra a relação e ele próprio» comenta.

Comportamento a evitar

Não seja muito específica. «Se usar como chamada à razão situações concretas e circunscritas no tempo, quando este passar significa que já se pode voltar atrás», alerta Vítor Cotovio.


Sair com amigos

Os amigos fazem parte da sua vida, apesar disso, sair com eles pode ser interpretado pelo parceiro como rejeição. Segundo Vítor Cotovio, deve pensar nisto no início: «As relações transitam em qualidade, de paixão para o amor. Isso significa que a pessoa tem uma identidade própria que se complementa com a do outro, mas precisa do seu espaço».

Como agir nesta situação

Seja você mesma. «Quanto mais naturalmente as coisas são colocadas na relação mais se torna saudável», diz o psicoterapeuta, apontando a melhor forma de passar a mensagem: «Descreva a situação da maneira mais empática possível e diga objectivamente o que está em causa, o que sente».

Comportamento a evitar

Não caia no erro de dizer «tu também sais com os teus amigos». «Não é porque ele o faz que ela também tem direito», defende o psicoterapeuta, alertando para o modo como passa a mensagem. «O conteúdo pode estar certo mas a forma pode estragar tudo».

Minha querida sogra

Aparece de surpresa e tem sempre uma opinião. A sua sogra encaixa neste perfil? Pense bem antes de agir.

Ela conhece o seu parceiro há mais tempo. Esta influência de anos «tem um peso inconsciente e não se resolve com um choque de comportamentos», alerta o psicoterapeuta.

Como agir nesta situação

Converse com o seu parceiro, levando-o a compreender como se sente face à situação. Aqui o truque é torná-lo o porta-voz do casal. «Quando estamos a falar de família, a melhor estratégia é que cada elemento do casal identifique à respectiva mãe ou pai o que esperaria deles», aconselha.

Comportamento a evitar

Não tome a iniciativa de criticar directamente a sua sogra, pois corre o risco de tornar-se a má da fita. Na maioria das vezes, os laços falam mais alto.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails