Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

outubro 20, 2010

Sensações de Dèja Vu


Perante uma situação de algum modo similar com algo que já vivemos, todas essas imagens são recuperadas, dando-nos a ideia do Dèjá Vu

Algumas vezes somos assaltados por uma estranha sensação de já termos estado num determinado sítio, ou vivido determinada situação. Pode até suceder que, ao sermos apresentados a uma pessoa, sentimos que já a conhecíamos há séculos, no entanto é a primeira vez que a estamos a ver!

Esta curiosa impressão tem um nome francês - Dèja Vu. Não existe uma explicação concreta para tudo o fenómeno, ainda que chovam teorias, algumas científicas, outras nem tanto.

Face a esta estranha sensação que nos provoca um frio na espinha, cada um faz a sua interpretação de acordo com as suas crenças. Uma delas tem a ver com o armazenamento das memórias. Os cientistas afirmam que é ao nível do córtex (chamada massa cinzenta) que tudo se desenrola.

Esta zona tem cerca de trinta áreas de processamento visual que analisam tudo aquilo que os nossos olhos vêem. Esta informação é posteriormente armazenada numa espécie de banco de dados, onde existem memórias que têm a ver com os cinco sentidos mas também com as emoções.

. Quantas vezes ao ouvirmos uma determinada música somos transportados para um momento qualquer das nossas vidas? Durante aqueles instantes, recordamos vivamente as sensações, agradáveis ou não, vividas ao som da melodia. Essa reconstrução é possível devido ao já referido banco de dados existente no nosso cérebro.

Acontece também que muita informação é considerada secundária, portanto é armazenada noutro local. Quando estamos perante uma situação de algum modo similar com algo que já vivemos, todas essas imagens são recuperadas, dando-nos a ideia do Dèjá Vu.

Continuação do Post

Texto da autoria de Drª Teresa Paula Marques
Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta

Consultórios:

Clínica de Psicoterapias Breves
Telef.: 21 353 80 50 (Lisboa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails