Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

janeiro 05, 2011

Depressão na adolescência

A depressão não é só uma doença de adultos. Tanto as crianças como os jovens podem ser atingidos por ela.


Júlia tem 15 anos e passa horas deitada no seu quarto, apenas iluminada com uma luz mortiça de um pequeno candeeiro que colocou no chão. O leitor de cd’s repete vezes sem conta a mesma música, composta de notas tristes. Por vezes escreve umas folhas num caderno que esconde por detrás do armário. Não tem amigas. Veste-se de negro e usa quase sempre a mesma roupa porque, segundo ela, é feia de todas as maneiras. Depois de várias reprovações decidiu deixar de estudar. Também não sabe o que fazer da vida, pois nada lhe interessa verdadeiramente.

Esta poderia ser a história de uma adolescente típica mas, se estivermos um pouco mais atentos, percebemos que o comportamento deixou de ser circunstancial, para passar a fazer parte da estrutura de Júlia. Os conflitos em casa são frequentes porque ninguém consegue dialogar com ela. Apesar de parecer que dorme o dia todo, tal não acontece. Júlia mantém-se no quarto, olhos fechados ou então fixos no tecto. Parece ter deixado de haver energia que a faça reagir.

Estar deprimido é mais do que estar triste

A depressão vai muito para além da simples tristeza. Aliás, o estado de humor pode não ser o de tristeza, mas sim uma permanente ansiedade e irritabilidade. Trata-se de um conjunto de sinais e sintomas, que provocam um intenso sofrimento psíquico que depois se repercute ao nível do comportamento.

É sabido que durante a adolescência são comuns as oscilações de humor, fruto de questões de ordem hormonal. Este facto faz com que muitas vezes se confunda um estado depressivo, com algo temporário e característico daquela fase mas, o que diferencia verdadeiramente são dois factores - a intensidade e a duração.

As pessoas mais próximas (pais e amigos) devem estar atentas às permanências de humor negativo, com repercussões físicas, como falta de energia e motivação, dificuldades de adormecimento , problemas de apetite com aumento ou perda de peso, mal-estar físico com permanente cansaço e dores musculares.

Continuação do Post

A depressão dói - Não sofra mais em silêncio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails