Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

janeiro 05, 2011

Tristeza ou depressão pós-parto?

Às vezes, é difícil determinar a linha divisória entre a normalidade e a patologia, no caso da depressão pós parto.

Porém, em todo o caso, a intensificação ou a permanência dos sintomas depressivos após algumas semanas depois do parto merece ser vista com maior cuidado.
Texto: Dra. Raíssa Santos, psicóloga clínica

A depressão pós-parto tende a ser mais intensa quando há uma quebra muito grande da expectativa em relação ao bebé, a si própria como mãe, e ao tipo de relação que se estabelece com a presença do filho.

Tendo em conta todas alterações emocionais associadas ao período pós-parto é fácil de compreender que haja uma fase em que o humor pode ser depressivo.

Esta é uma fase comum e normalmente breve, podendo, no entanto, dar origem a uma verdadeira depressão pós-parto, o que é mais raro, mas também muito mais grave, incapacitante e duradouro.

A depressão pós-parto envolve profunda tristeza, choro, irritabilidade, cansaço e abatimento.

É essencial que se ajude a mãe a ultrapassar a fase, para que esta seja de facto curta e sem consequências graves para mãe e filho, uma vez que pode ser um factor que dificulta o estabelecimento de um vínculo afectivo seguro entre mãe e filho, podendo interferir nas futuras relações interpessoais estabelecidas pela criança

São muitas as alterações que justificam o aparecimento da depressão pós-parto:

- Alterações hormonais relacionadas com o fim do período de gravidez;
- Dificuldades e debilidade física que a mulher pode apresentar no parto e na sua recuperação;
- Percepção da fragilidade que a mulher pode ter em relação ao recém-nascido, em especial se o caso envolver problemas de saúde, fragilidade física ou diagnósticos médicos inesperados e irreversíveis;
- Alteração de rotinas quotidianas (e muito acrescidas) tendo impacto no seu sono, cuidados pessoais, alimentação e em tudo à sua volta;
- A novidade de ser mãe traz ansiedade em relação à sua capacidade de resposta e insegurança em relação ao quanto será competente e suficiente para um novo ser tão frágil.

Repensar o relacionamento
Por outro lado, esta é uma fase em que, pela nova experiência de ser mãe, se revive a um nível muito profundo a experiência de ser filha, o que pode ter um impacto muito negativo se o relacionamento mais precoce com a sua mãe não tiver sido sentido como algo seguro, repleto de amor, carinho, conforto e confiança.

Mesmo a relação de casal pode ser repensada e se a mulher fizer uma avaliação negativa do que tem sido a vida conjugal, se houver uma quebra nas expectativas iniciais, se a relação for sentida como insatisfatória e frustrante, temos mais um factor potenciador de depressão pós-parto.

Por outro lado, pode haver um afastamento do convívio social e da actividade profissional, implicando perdas afectivas, mas também de decréscimo do seu investimento profissional e da sua realização em relação à carreira.

Paralelamente, muitas vezes, após o parto, uma das perguntas que as recém-mamãs mais ouvem diz respeito a quantos quilos ganharam ou já perderam.

A frustração natural de não ter o mesmo corpo de antes, tende a aumentar quando se têm como modelos as estrelas de cinema que conseguem voltar a ter o mesmo «corpinho» de antes, duas ou três semanas após o parto.

Estão patentes na imprensa cor-de-rosa inúmeros exemplos de figuras públicas que acabaram de ser mães e que, passado pouco tempo, regressam à sua vida pública numa fantástica forma física e com uma silhueta invejável.

Numa sociedade onde o ideal de beleza passa muitas vezes pela magreza, os seis meses a um ano considerados pelos especialistas necessários para voltar a ter o corpo que se tinha antes de engravidar parece uma eternidade...

A realidade é que é impossível recuperar num abrir e fechar de olhos, a não ser que se passem todos os dias horas a fio no ginásio, que se paguem tratamentos estéticos sofisticados em e que se tenha o acompanhamento de um nutricionista.

CONTINUAÇÃO DO POST


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails