Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

abril 28, 2011

Dicas para cozinhar cogumelos


Técnicas e precauções a ter em conta


Hoje em dia quando falamos de cogumelos, cada vez mais temos à disposição uma maior diversidade de espécies de cultivo (produzidas em fábricas), que vão aparecendo em lojas gourmet, mas também, embora que timidamente, nalgumas grandes superfícies mais generalistas.

Surgem mais espécies à venda em fresco, desidratadas ou em conservas e são as mais seguras, pois não nos obrigam a grandes tarefas de identificação.

São por isso, um bom princípio para nos aventurarmos num novo mundo gastronómico sem correr riscos. Alguns cogumelos que se vendem em fresco têm aspectos bem diferentes dos que temos no nosso imaginário. Estamos habituados a cogumelos com um pé e um chapéu bem definido e de preferência branco, fazendo lembrar o vulgar champignon, que nos transmite confiança.

No entanto, tudo o que foge a este aspecto, torna-se complicado para o consumidor escolher e até mesmo cozinhar. Ainda assim e ultrapassada a resistência na escolha de uma espécie diferente, resta uma dúvida que perturba quem se dispõem cozinhá-los, nomeadamente como devem ser preparados e o que fazer com eles.

A primeira regra de ouro diz respeito à limpeza do cogumelo, qualquer cogumelo fresco, deve ser limpo, se possível apenas com um pincel ou uma escova. Caso não seja possível remover a totalidade da sujidade, podem ser passados por água e envolvidos num pano seco, para nunca os deixar encharcados. Com este procedimento, evitamos a perda dos seus frágeis aromas, bem como mantemos a sua textura original.

CONTINUAÇÃO DO POST

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails