Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

setembro 24, 2010

Suar não emagrece
















É frequente associar-se a transpiração com o emagrecimento, mas desiludam-se os que assim pensam e que recorrem ao exercício físico como forma de perderem água e assim perderem peso


É verdade que o esforço físico nos faz suar, logo, perder água, mas esse défice deve ser prontamente restabelecido, ingerindo líquidos logo após o exercício físico. Oprocesso de emagrecimento decorre, sim, do facto de o exercício físico implicar um gasto de energia. Daí muita gente sentir fome após uma sessão de ginástica ou de natação.


A transpiração é uma função essencial do nosso organismo, mas incomoda muito no Verão, sobretudo devido ao odor que se liberta. Pouca gente saberá, mas o suor excessivo pode ser uma doença, que causa embaraço social e transtornos psicológicos a quem dela sofre.


Na música, na literatura e na história, o suor é exaltado como símbolo de trabalho, de esforço, dedicação e sacrifício. Mas da teoria à realidade pode ir a distância de uma transpiração excessiva e de um odor desagradável que nos deixa de nariz torcido, ansiando por uma lufada de ar fresco.


É verdade que suar é preciso. É verdade que a transpiração é essencial para o nosso organismo, funcionando como uma espécie de ar condicionado extremamente sofisticado que regula a nossa temperatura interior. Quando omercúrio sobe nos termómetros ou quando fazemos um esforço, este sistema reage para nos manter nos 37ºC. É ao nível do sistema nervoso autónomosimpático que são reguladas as glândulas sudoríparas, que cobrem 99% do nosso corpo e são capazes de produzir até dois litros de suor por hora, embora o normal sejam 100 ml por dia.


Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas.


As primeiras localizam-se no colagénio sub-epidérmico, possuindo um canal que lhes permite libertar directamente para a superfícieas secreções que produzem.


Presentes em todo o corpo, à excepção das unhas, dos lábios e dos órgãos genitais, estas glândulas reagem sobretudo ao calor. Mas as quese situam nas palmas das mãos e dos pés, e que são as mais numerosas, respondem igualmente aos estímulos psíquicos. Delas liberta-se uma solução aquosa, com uma forte concentração de sal e de amoníaco e, portanto, incolor e inodora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails