As mulheres passam por etapas especiais ao longo da vida nas quais a alimentação é muito importante.
Vivem, em média, mais cinco anos do que os homens, mas a sua qualidade de vida é, muitas vezes, pior.
São mais propensas a sofrer de osteoporose, enxaquecas, ansiedade, cancro da mama, insónias... A alimentação pode ser uma boa aliada para as ajudar em cada etapa da vida.
Síndrome pré-menstrual
Alguns dias antes da menstruação, cerca de 80% das mulheres afirma sentir mudanças físicas e de humor: retenção de líquidos, depressão, irritabilidade... Para além disso, o aumento da progesterona durante a ovulação e a diminuição da serotonina, leva-as a comer mais, sobretudo, doces.
A lista de alimentos bons para ultrapassar estes momentos inclui frutos como a banana e ananás e legumes e vegetais como a alface, a batata e o tomate.
Gravidez
A grávida precisa de ingerir mais calorias (mais 300 por dia aproximadamente), sobretudo no segundo trimestre. Devem ser provenientes dos lacticínios, já que o nível de cálcio é muito importante (o bebé consome cerca de 200-250 mg deste mineral por dia).
Também necessita de um suplemento de 400 ?g de ácido fólico no início da gravidez. Pode encontrá-lo no feijão branco, nas acelgas e nos frutos secos.
Sem comentários:
Enviar um comentário