Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

fevereiro 07, 2011

Sono de beleza

O sono é das melhores fontes de rejuvenescimento que existem, tanto para o corpo como para a mente.

Durante o sono, o organismo é todo ele alimentado com energia e vitalidade. O envelhecimento e os processos de desgaste são neutralizados. Ou seja, o sono é, de facto, uma fonte da juventude.

Mas isso não é tudo. Uma boa noite de sono não só rejuvenesce o corpo como também ajuda a mente a conservar-se sã. Isto porque a nossa sanidade mental depende de uma quantidade suficiente de sono.

O papel do sono

O sono é o momento ideal para ajudar a reparar o corpo através de cuidados internos antienvelhecimento. Durante o sono, os processos tópicos e hormonais estão a trabalhar para reparar danos da membrana celular e do tecido conjuntivo, causados pelos radicais livres que são induzidos pela vida quotidiana – stress, tensão, poluição, tabagismo, raios ultravioleta e até mesmo o metabolismo celular normal.

A evidência empírica sugere que a redução do tempo na reparação das células e dos tecidos, causada pela falta de sono, resulta em desequilíbrios que têm, por sua vez, um impacto negativo significativo em todos os sistemas corporais. Destes sistemas do corpo, a pele pode servir como um exemplo assaz pertinente.

As consequências de falta de sono são enormes para o corpo, mas são visíveis particularmente na pele. Durante o sono, a proliferação celular e a síntese de colágenio aceleram, de forma a optimizar a reparação dos tecidos, e isto inclui as células da pele.

A reparação dos tecidos da pele, por exemplo, como resultado da exposição à radiação ultravioleta durante o dia, é realizada durante o sono. Assim, este processo revela-se essencial para preservar e restaurar a saúde global e a aparência saudável da pele através de processos de reparação nocturnos.

Como a pele é o nosso maior órgão e também o mais exposto, os efeitos da falta de sono são claramente visíveis maximizando os sinais de envelhecimento da pele, em especial na face, com o aparecimento das linhas finas e das rugas, perda da elasticidade, desidratação, textura áspera, tez pálida, olhos inchados e olheiras.

CONTINUAÇÃO DO POST

1 comentário:

  1. Uii belo comentário ;) Muito obrigado pela informação, estamos sempre a aprender :D

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails