Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

agosto 30, 2010

O poder da Argila

A argila é realmente um dos presentes de Deus para a humanidade. Ela possui uma gama de activos, propriedades químicas, e indicações para as mais diversas patologias.


Propriedades da Argila
A argila possui três propriedades fundamentais:

Absorção: a principal propriedade que lhe atribui a propriedade da maleabilidade; quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.

Libertação: a argila tem facilidade em libertar elementos que fazem parte da sua constituição (activos), sendo muito importante pelo seu efeito protector e absorvente de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.

Adsorção: um processo físico-químico pelo qual as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de penetrarem no interior da pele.

Indicações a nível da estética
- Varizes
- Manchas senis
- Pele oleosa
- Rugas e sinais de expressão
- Estrias
- Gorduras localizadas
- Má circulação
- Manchas
- Envelhecimento

Características
- Desintoxicante
- Reprodução celular
- Descongestionante
- Nutre os tecidos com sais minerais

2 comentários:

  1. Qual é a diferença da argila branca e da argila verde?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Vanessa,

    Obrigado por colocares a tua dúvida.

    A diferença da Argila Branca para a Argila Verde é a seguinte.

    Argila Branca:
    É composta por caulinite, rica em silício e alumínio e é a mais suave de todas as argilas. O silício é um componente dos aminoácidos das proteínas da pele e dos cabelos. A elevada percentagem de alumínio presente na sua composição justifica as suas propriedades cicatrizantes. Utiliza-se em máscaras de beleza e em cataplasmas pelos seus benefícios sobre a pele e sobre o organismo. Graças ao seu pH neutro, é particularmente bem adaptada ao cuidado da pele seca e delicada. Como não é alergizante, é adequada à pele sensível dos bebés e pode ser usada como talco. Tem propriedades anti-sépticas, muito úteis para as peles irritadas. Pode ser ainda aplicada como máscara capilar para cabelos fragilizados. É absorvente, descongestionante, regenera dor a e suavizante. Elimina as toxinas e as impurezas, revitalizando e promovendo a renovação celular.

    Argila Verde:
    É composta por montmoríllonite e ilite e deve a sua coloração à presença de óxido de ferro associado a outros oligoelementos (magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selénio, cobalto e molibdénio). Pode ser tomada oralmente ou usada topicamente para um grande número de problemas. A ilite é um desintoxicante poderoso com uma enorme capacidade de absorção. Extrai as impurezas do organismo enquanto os minerais da argila são absorvidos selectivamente por este em função das suas necessidades para restabelecer a saúde. A argila verde é absorvente, antiedematosa, desintoxicante, remineralizante, revitalizante, regeneradora, anti-séptica, bactericida, cicatrizante e exfoliante. Elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular. Permite o aporte à pele e ao organismo de minerais e oligoelementos. É recomendada para peles normais e oleosas por ser muito eficaz a absorver o excesso de sebo. Pode igualmente ser utilizada em máscara capilar para regular a produção de sebo em cabelos com tendência oleosa. Possui propriedades analgésicas
    e anti-inflamatórias úteis no alívio de dores articulares e musculares, descongestionando as zonas afectadas. É benéfica na flatulência e outros problemas abdominais. Melhora ainda a circulação sanguínea periférica.

    Entre Raparigas espera ter respondido à tua pergunta

    Obrigado, Entre Raparigas

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails