Informação

Espaço sem Fins Lucrativos / Todos os Post possuem a sua bibliografia/ Entre Raparigas publica o que acha interessante com o fim de pesquisarem mais nos respectivos sites

março 11, 2011

Dieta do Ananás

Perca 4 quilos num mês com as propriedades depurativas desta fruta refrescante

As propriedades descongestionantes, depurativas e digestivas do ananás vão ajudá-la a perder peso e a eliminar líquidos e inchaço. Um misto de dieta antitoxinas e de dieta saciante.

O ananás tem um conteúdo nutricional muito completo.
Contém vitaminas, minerais, oligoelementos e oferece inúmeras vantagens digestivas:

- É ideal para perder peso: 100 g de ananás fresco contêm apenas 44 calorias.

- Um dos tesouros desta fruta é a sua quantidade de vitaminas: contém carotenos (20 mg por cada 100 g), percursores da vitamina A; vitamina C (16 mg por cada 100 g) e vitamina E, ambas antioxidantes (travam a formação de radicais livres); e vitaminas do grupo B, que favorecem o bom estado da pele.

- Tem minerais como potássio (160 mg por cada 100 g), magnésio e cobre.

- Contém também alguns ácidos digestivos e uma enzima, a bromelina (encontra-se essencialmente na coroa do ananás, ou seja, nas folhas verdes), que ajuda a metabolizar os alimentos e, sobretudo, a digerir as proteínas.

- O seu conteúdo de fibra (1,2 g por cada 100 g) ajuda a regular o trânsito intestinal, aliviando a prisão de ventre e bloqueia a absorção de gorduras.

- O ananás não tem quase gorduras nem colesterol mas contém hidratos de carbono de absorção rápida.

Propriedades medicinais

- Com a fibra evitará o cancro do cólon; com a bromelina combinada com outras substâncias estará a
favorecer a circulação sanguínea.

- O ananás é bom para a hipertensão pela sua concentração de potássio. Protege o organismo de infecções e também ajuda a limpar as vias respiratórias.

- A sua acção anti-inflamatória acalma as dores da artrite, tendinites, entorses e luxações.

- A retenção de líquidos e o excesso de peso estão frequentemente associados à celulite. O ananás é um excelente remédio para ambas as situações, por causa da sua acção diurética, proporcionada pela bromelina e pelo potássio. Para além disso, cerca de 75% do seu conteúdo é água, que ajuda a drenar as toxinas do corpo, pelo que é uma fruta depurativa.

Marisa Costa, dietista no Hospital de S. João, no Porto, adverte no entanto que «para se obterem todas estas propriedades é necessário ingerir grandes quantidades de ananás, uma vez que contém hidratos de carbono de absorção rápida».

CONTINUAÇÃO DO POST

2 comentários:

  1. Infelizmente nem todas as pessoas sabem quais as propriedades deste fruto, Entre Raparigas já recebeu inumeros pedidos para publicar mais informação do mesmo.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails